2006/03/06

CONCERTOS PARA OBOÉ E ORQUESTRA DE CORDAS DE ALBINONI

Em 2005 a Stuttgart Chamber Orchestra, dirigida por Nicol Matt, fez um interessante registo dos concertos para oboé e cordas de Tomaso Albinoni para a chancela Brilliant Classics. Stefan Schilli, no oboé, dá-nos uma belíssima leitura onde explora as restritas dinâmicas do instrumento e as nuances tímbricas, revelando grande musicalidade servida por uma técnica excelente.

A Stuttgart Chamber Orchestra é um agrupamento coeso e dotado de uma bela sonoridade. Sob direcção de Matt mostrou-se o "partenaire" ideal para acompanhar o oboísta num registo de grande nível.

Infelizmente não poderemos dizer o mesmo do terceiro cd, dedicado aos concertos para violino e orquestra de cordas do mesmo Tomaso. Se Tanja Becker-Bender, a solista, nos oferece uma linda e expressiva sonoridade com uma afinação impecável, o mesmo não poderemos dizer da European Chamber Solists, cuja afinação é fraca e a conclusão dos fraseados, sobretudo nos registos agudos, agressiva, sendo a sonoridade global pobre. No entanto existem alguns momentos belos, como partes em duo da solista com a concertino e com o primeiro violetista.

Vale a pena comprar o conjunto nomeadamente pelos dois cd's dedicados aos concertos para oboé. O preço é nove euros. AST















e-mail: criticademusicaATyahooPUNTOfr