2004/09/16

CD'S MARAVILHOSOS QUASE AO PREÇO DA CHUVA


Não poderia deixar de referir alguns registos excepcionais sobretudo (e especialmente) se estão desponíveis a preços indicutivelmente "interessantes".



Vou começar por anotar uma gravação fabulosa das Suites Inglesas para cravo de Bach. Trata-se de uma leitura do grande cravista Bob van Asperen realizada em Setembro de 1999.

Van Asperen é senhor de uma poesia única que se afirma absolutamente nesta impressionante e bela re-interpretação. A coisa mais acertada que posso aconselhar é a compra imediata do duplo cd que custa pouco mais de 8 (oito) euros. É uma re-edição da Brilliant Classics. Penso que confiam nas minhas indicações. No entanto posso dizer-vos que a esta interpretação extraordinária foram atribuídos o "Edison Prize", o "Prize der Deutschen Schallplattenkritik" e o "Cecilia Prize".




É também esta etiqueta que re-edita as Sonatas e Partitas do mesmo compositor para violino solo numa interpretação de Mark Lubotsky. É evidente que há uma infinidade de versões destas peças mas por muitas que já possuam esta é mais um caso particular. Trata-se de um violinista de talento que aqui as re-cria de maneira conseguida e pessoal. Também duplo cd pelo preço acima indicado. Uma gravação de Novembro de 1987.

Característica comum destes dois Bachs para além da etiqueta, do preço e da genialidade dos intérpretes? Foram ambos gravados na "Maria Minor Church" em Utrecht.



Uma boa surpresa vem-nos da Harmonia Mundi-eua. O seu catálogo mais recente é acompanhado da ópera Zaíde de Mozart numa interpretação de The Academy of Ancient Music com direcção de Paul Goodwin. Uma gravação fantástica com grandes solistas inspirados!




Não posso deixar de falar na ópera La Giuditta do português Francisco António de Almeida pelo Concerto Koln dirigido por René Jacobs. Uma preciosidade, agora em edição económica (que não é recente) da mesma Harmonia Mundi.







Beethoven: concertos para piano e orquestra e algumas sonatas. Emil Gilels foi um dos grandes pianistas de todos os tempos. Algumas das suas interpretações em Beethoven continuam a ser "a referência". 6 cd's da Brilliant Classics. Pouco mais de 20 euros mas o preço deveria ser 18 euros. Se se sentirem demasiado explorados podem tentar encomendar directamente em www.brilliantclassics.com

Também estão disponíveis as últimas sonatas do genial compositor pelo pianista mais carismático do século passado: Sviatoslav Richter. O estojo contém também sonatas de Schubert e a sonata para piano de Liszt. 5 cd's da mesma etiqueta. Cerca de 18 euros em Lisboa. No Porto está ao preço correcto: pouco mais de 15 euros.


Schumann: É verdade que se diz que Richter disse que a pianista Elio Varadaze é a maior intérprete de Schumann. Mas também é verdade que os registos do próprio Richter são de uma beleza e de uma poesia transcendentais. Por isso vou-os recomendar. Emi Classics, cerca de seis euros: Fantasia em C, Carnaval de Viena e Papillons. Deutsche Grammophon, colecção Dokumente: Cenas da Floresta, Fantasia op12, Marcha op76 nº2, Novellete op21 nº1, Tocata op 7 e Variações Abegg. Simplesmente maravilhoso.


Todos os cd's do pianista Rudolf Serkin que encontrem na colecção "essencial classics" da Sony, adquiram-nos. Trata-se de um grande pianista e tudo o que foi re-editado por esta série económica são registos fabulosos, nomeadamente as sonatas de Beethoven, os concertos para piano e orquestra de Mendelsson e o Concerto nº2 de Brahms. AST