2004/12/04

OBRAS PARA ORGÃO DE CÉSAR FRANCK POR JEAN GUILLOU


Foi com emoção que quando ouvi os primeiros acordes reconheci a portentosa e maravilhosa sonoridade daquele impressionante orgão naquela discreta igreja de auréola mística: Saint Eustache, perto do Beaubourg em Paris.

Todos os domingos, sempre que me encontrava na capital francesa lá estava eu, de costas para o orgão. Algumas vezes era Jean Guillou que estava de costas para nós manejando o teclado.

Jean Guillou um inspirado e discreto organista que com voz pausada explicava ao público domingueiro daqueles concertos gratuítos de fim de tarde, que no inverno era princípio de noite, o que iria de seguida interpretar.

Muitas vezes era Bach do qual Guillou é um exímio intérprete. Guillou que de idade já avançada continua provavelmente a oferecer pérolas da interpretação aos priviligiados parisinos.

Temos agora a felicidade da editora Brilliant Classics nos oferecer um duplo cd com a integral das obras do compositor francês executadas pelo genial organista no fantástico instrumento da Igreja de Saint Eustache. Por cerca de sete euros. Bem mais barato que uma viagem a Paris. Excepto se fôr com a ryanair... AST


Atenção ao volume: os sub-graves deste instrumento, apesar de alguma compressão na gravação, podem destruir quaisquer colunas comuns. Aconselho 1/3 do volume.

Há um lamentável problema com o segundo cd, pelo menos em algumas cópias...