2006/01/23

CONCERTOS PARA ORGÃO DE HAENDEL

Numa gravação de 2004, a Brilliant Classics disponibiliza a integral de concertos para orgão de George Frideric Haendel, na interpretação do organista Christian Schmitt e da Stuttgart Chamber Orchesta, sob direcção de Nicol Matt.

O estojo de cinco cd's, cujo preço varia entre os quinze e os dezoito euros, inclui a versão do concerto hwv 294 para harpa, com interpretação da harpista Charlotte Balzereit.

Trata-se também da primeira integral destes concertos a partir de leituras da Breitkopf Urtext Edition.

Por um preço muito razoável temos a possibilidade de adquirir este importante acontecimento editorial, em interpretações de um jovem grande organista, acompanhado por uma das mais antigas orquestras de câmara do mundo que é simultâneamente uma das de maior excelência técnico-interpretativa.

A utilização de instrumentos modernos, aqui, favorece claramente a percepção das linhas musicais. A diversidade tímbrica que caracteriza os agrupamentos que utilizam instrumentos históricos, se utilizada com o orgão de tubos que é um instrumento muito rico em harmónicos e parciais, pode saturar a percepção e prejudicar a clareza daquilo que se ouve. Por isso recomendamos, sem rodeios, esta edição ainda fresca, que será para todos uma aquisição de grande valor. AST














LISBOA (Reuters) - El candidato de centro-derecha Anibal Cavaco Silva ganó el domingo las elecciones presidenciales en Portugal, asestando un duro golpe al gobernante Partido Socialista, muy desgastado por el estancamiento económico.
Cavaco Silva, un ex primer ministro que se comprometió durante la campaña a ayudar al país más pobre de Europa Occidental a mejorar su economía, obtenía el 50,59 por ciento de los votos cuando ya se habían escrutado casi todas las urnas, según informó la comisión electoral.
El izquierdista Manuel Alegre tenía el 20,72 por ciento de los votos, mientras que el veterano socialista Mario Soares, de 81 años, alcanzaba el 14,34 por ciento. http://es.news.yahoo.com (23 de enero de 2006, 7h27)