Chris Ofili criou, em 2002, THE UPPER ROOM, usando acrilico, polyester, oleo e outros materiais, doze macacos nomeados pela cor que lhes deu. Doze macacos voltados para a figura central "mono oro", o macaco dourado. Trata-se de um trabalho importante, ao qual foi dado relevo, pois ocupa toda uma sala na Britain Tate.
Os macacos possuem um copo por cima do qual, sem o tocar, se encontra uma pedra trabalhada com os mesmos materiais. Por outro lado, o macaco dourado tem a pedra por cima da nuca. Podemos estar perante o cristo e os discipulos... Podemos estar perante os macacos sagrados de outras formas religiosas. Estamos sobretudo perante uma obra que permite uma multiplicidade de leituras. Uma obra que, pelas texturas, trabalha uma forma que tende para uma tridimensionalidade e que se repete de maneira produtiva, pela luz e pelas cores, com uma figura, acrescida, que centraliza toda a prespectiva. Pilar Villa
LUCRECIA BORGA REIGNS IN THE VATICAN IN THE ABSENCE OF POPE ALEXANDER VI
Um trabalho fabuloso, realizado entre 1908 e 1914 e apresentado na Royal Academy em 1914. Trabalho baseado na filha "ilegitima" do papa Alexander VI que em 1501 presidiu no Vaticano a uma assembleia dos cardeias.
Trata-se de um hiper-realismo de primeira qualidade onde os rostos dos cardeias foram copiados de quadros e gravuras com veracidade historica. A sala existe nos dias de hoje. O trono de Lucrecia, em estilo arte-nova, assim como a mesma Lucrecia, faz a roptura. O macaco que segura uma esfera, que tanto pode ser o mundo como o "fruto proibido", faz de simbolo.
Os cardeais parecem conformados. O mesmo acontece com os representatntes das outras, muitas, religiosidades. Um frade franciscano beija os pes de Lucrecia e um cardeal arranja-lhe a base do vestido.
Frank Cadogan Cowper, uma figura de segundo plano, merece, por este trabalho genial, mais notoriedade. Trata-se de um trabalho supremo. A ver na Britain Tate. Entrada gratuita. Pillar Villa