2005/09/24

MOUTIN REUNION QUARTET

Os gémeos Moutin (Louis na bateria e François no contrabaixo) apresentaram-se em Portugal com Pierre de Bethmann ao piano e Stéphane Guillaume nos saxofones (alto e soprano). Aconteceu dia 23 no Auditório Municipal Eunice Muñoz, no segundo dia do Ciclo Internacional de Jazz - Oeiras 2005.

O jazz francês tem já uma longa tradição de elegância e inovação. Este concerto foi mais uma prova da imensa vitalidade do jazz que se produz no hexágono.

Não vale a pena estar a destacar os impressionantes "curricula" musical dos gémeos (curiosidade: François é doutorado em física, Louis é licenciado em matemática). Vale sim a pena dizer que no auditório de Oeiras se viveram momentos de grande força rítmica, trabalhada de maneira inteligente e com musicalidade, de grandes contrastes eficazmente enquadrados, de grande balanceamento melódico e de encadeamentos harmónicos onde a tradição jazzística francesa coexistiu com o rasgar de novas modalidades de a re-trabalhar. Sem margem para dúvidas: foi um dos melhores concertos de 2005. AST