2007/11/09

Um quarto dos portugueses não lava as mãos antes das refeições, revela um estudo internacional do Conselho de Higiene, que teve como amostra cerca de mil pessoas com mais de 35 anos, que habitam em particular o Norte e Centro de Portugal e Lisboa.

Este estudo conclui ainda que metade dos portugueses não lava as mãos depois de espirrar ou tossir, ao passo que um quinto não lava as mãos depois de pegar em animais.

Um em cada dez também não lava as mãos depois de ir à casa de banho, enquanto que 15 por cento não o faz após comer ou pegar em comida.

Por seu lado, 72 por cento dos inquiridos considerou que os filhos apanham mais infecções na escola, ao passo que 40 por cento entende que é na sanita ou na roupa suja que podem ser encontrados mais germes.
...
O Conselho de Higiene, que junta especialistas internacional em microbiologia, virologia e imunologia e Saúde Pública, realça que o lavar das mãos reduz o risco de doença em 20 por cento e o risco de infecções em 60 por cento. in http://tsf.sapo.pt (09:20 / 07 de Novembro 07)