2010/01/06

Richard Hickox (1948-2008)

Quase não damos por isso, mas a verdade é que já passou um ano sobre a morte do maestro inglês Richard Hickox. Pouco dias depois deixei aqui umas palavras sobre o triste acontecimento, juntamente com a promessa de voltar a este maestro em Março deste ano. Está bom de ver que não cumpri a promessa, mas mais vale tarde do que nunca, pelo que cá estou agora para procurar colmatar a falha.

Hickox foi um elemento especialmente activo no mundo da música, apresentando-se frequentemente nas mais diversas salas, não só no seu país de origem mas, por exemplo, também em Los Angeles ou Tóquio; esteve também na origem de importantes agrupamentos musicais, como a City of London Sinfonia e o Collegium Musicum 90, e encontrou ainda tempo para gravar inúmeros discos, dos quais vários receberam importantes e notórios prémios.

Richard Hickox faleceu no dia 23 de Novembro de 2008.

Nota: Hickox não foi dos meus maestros preferidos (não posso falar muito porque assisti somente a um concerto dirigido por ele e apesar de ter alguns cd' s dele não me fio muito nas gravações musicais). No entanto ao ler o post acima transcrito, no Desnorte, fiquei chocado porque Hickox não era propriamente uma pessoa idosa. Como mais vale tarde do que nunca aqui fica a homenagem, via desnorte.